Downhill

A  Estrada para Coroico é conhecida por vários nomes: “North Yungas Road” (Estrada do Norte para Yungas) ou  “El Camino de la Muerta” ou ainda  “Camino de las Yungas“.

Com cerca de 70 km liga La Paz a Coroico , em uma região chamada de Yungas na Bolívia. Como a Equipe Fora do Mapa da Rodo Transporte em breve fará uma expedição ao local resolvi passar algo sobre o local.

Norival

A estrada tem cerca de três metros de largura, com uma média de 200 acidentes e quase 100 mortos por ano. Vejo muitas pessoas confundindo o local com o Guoliang Tunnel da China.

Como brasileiros, sabemos que existem muitas estradas similares aqui, porém não registram esta quantidade de acidentes. Não é preciso para um mineiro sair de seu estado para conhecer rotas similares, e não podemos deixar de ciar nossa famosa Serra do Rio do Rastro (no link visual da câmera ao vivo, vale a pena ver durante o dia). Porém temos a sorte de não ter tantos acidentes.

Rodo Transporte - Downhill na Bolívia

Vale citar que existem alternativas para esta estrada, como a  “Estrada para  Chulumani” (Sul Yungas Road), que liga La Paz a Chulumani, mas acho esta até mais perigosa que a “Estrada do Norte” (North Yungas Road).

É uma das poucas rotas que liga a floresta amazônica (região do norte da Bolívia, ou Yungas) à sua cidade capital.

Rodo Transporte - Downhill na Bolívia

O perigo da estrada a torna um destino de turismo de aventura  muito popular, sendo um ponto para “downhill”  pois são cerca de 60 km praticamente de descida constante (com um pequeno trecho de subida) . Este é um dos motivos de nossa Equipe Fora do Mapa estar indo até lá. Como cita o Bruno Rodovanski a equipe é preparada justamente para estas situações.

La Paz a Chulumani

Como a pista é única e na maior parte não tem guard-rails, com abismos de até 600 metros, só cabe mesmo um veículo. Nas diferenças de regras de trânsito local o condutor que está descendo nunca tem o direito de passagem e deve mover-se ir para a parte externa da estrada;  mão de direção é a esquerda da estrada, para dar ao motorista uma visão melhor da roda do lado de fora do veículo.

Regras Trânsito Yungas

Durante a época de chuva a visibilidade baixa pela neblina e escoamento da água pode transformar a estrada em uma trilha muito perigosa.  Mas não se anime porque quando há sol são comuns e desabamentos e a poeira também caba com a visibilidade.

Neblina na Estrada

Como uma boa noticia informo que a estrada, construída na década de 1930, durante a Guerra do Chaco, por paraguaios prisioneiros, passou por um processo de duplicação e está em condições bem melhores do que em 1998.

El Camino de la Muerta

Porém o trecho original é mantido alternativo, sendo este o ponto que é a passagem de nossa Equipe Fora do Mapa!

 Mais imagens:

Estrada para Los Yungas

La Paz a Coroico

Los Yungas

Visão Estrada para Coroico

Visão Coroico

Hotel

telefone rodotransporte

Comments
  1. nicole.pauly disse:

    i have being living in Chica/ Sul Yungas /Bolivia in the past years..69/70 and so….travelling as HYPPIES several times over that road..stoned ! no fearing consciously!!!!!!!!!!now i am 80 years old looking it……………weard!!!

    would like to meet ex travellers knowing me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *